- Flapress
- Acusação de Racismo contra Carlinhos: Grêmio Nega e Apresenta Perícias
Acusação de Racismo contra Carlinhos: Grêmio Nega e Apresenta Perícias
Por Redação Flapress em 24/09/2024 23:00
Polêmica na Arena: Grêmio Rebate Acusação de Racismo
O Grêmio, em nota oficial divulgada nesta terça-feira, desmentiu veementemente a acusação de racismo contra o atacante Carlinhos, do Flamengo, ocorrida durante a partida do último domingo na Arena do Grêmio. O clube contratou duas empresas renomadas de perícia, Grupo Peritos (Rio de Janeiro) e Becker&Sawitzki (São Paulo), para analisar o vídeo que motivou a denúncia.
Segundo o Grêmio, ambas as perícias chegaram à mesma conclusão: não houve injúria racial contra Carlinhos . O clube gaúcho também solicitou retratação do portal Lance!, que publicou o vídeo com a legenda que supostamente evidenciava os insultos, e do Flamengo , que amplificou a denúncia.
Análise das Perícias e Versão do Grêmio
O clube gaúcho afirma categoricamente que identificou o torcedor responsável pela fala, ouviu-o e também outras testemunhas. De acordo com o Grêmio, a expressão utilizada foi "tá brabinho?", proferida tanto pelo torcedor quanto por uma criança, após Carlinhos agredir a cabine do VAR.
O Grêmio destaca que os laudos das perícias contratadas corroboram a sua versão. Um dos laudos conclui que a expressão "macaquinho" foi erroneamente atribuída à fala do torcedor, sendo induzida pela legenda do vídeo do site do jornal Lance! e pela matéria escrita no mesmo site.
O outro laudo, apresentado pelo Grêmio, afirma que a análise dos sons identificados no vídeo descarta a possibilidade da expressão "macaquinho", fortalecendo a hipótese de "tá brabinho" ou "tá brabinho".
Investigação do STJD e Próximos Passos
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está investigando o caso. Em ofício enviado na segunda-feira, os procuradores solicitaram ao Grêmio o envio de registros de áudio e vídeo do episódio em um prazo de cinco dias.
A polêmica gerada pela acusação de racismo contra Carlinhos coloca em evidência a necessidade de uma investigação profunda e imparcial. A análise dos laudos apresentados pelo Grêmio, a investigação do STJD e a apuração dos fatos por parte da imprensa são cruciais para a elucidação do caso.
É fundamental que a verdade prevaleça e que o esporte seja um espaço de respeito e igualdade.
O Grêmio, através de sua assessoria jurídica, informa que tomou conhecimento de uma denúncia de suposta injúria racial contra o atacante Carlinhos , do Flamengo . O clube repudia qualquer ato de discriminação e já iniciou uma investigação interna para apurar os fatos. https://t.co/3G1470qP7W
— Grêmio FBPA (@gremio) September 4, 2023
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros