1. Flapress

Eleições Flamengo: Detalhes do Pleito e seus Desdobramentos

Por Redação Flapress em 09/12/2024 10:30

Processo Eleitoral e seus Participantes

Na manhã de segunda-feira, os três candidatos à presidência do Clube de Regatas do Flamengo para o período de 2025 a 2027 compareceram à Gávea para exercer seu direito ao voto. Rodolfo Landim, atual mandatário, foi o primeiro a votar, às 8h06. Em seguida, às 8h09, Luiz Eduardo Baptista (Bap) e Rodrigo Dunshee registraram seus votos simultaneamente. Por fim, às 8h21, Maurício Gomes de Mattos concluiu o processo de votação deste trio.

O pleito ocorreu no ginásio Hélio Maurício, na sede do clube, com início às 8h e término às 21h. Um total de 6.137 sócios estava apto a participar desta eleição, representando o menor colégio eleitoral desde 2012, quando 5.991 sócios puderam votar.

A urna 11 foi destinada aos sócios sem CPF, sendo a única que utilizou cédulas de papel. As demais urnas utilizaram o sistema eletrônico de votação. É importante ressaltar que 12 sócios inadimplentes, alvo de processos, ficaram impedidos de participar da votação.

Sistema de Votação e Apuração

Neste ano, o Flamengo inovou ao adotar o voto eletrônico, com urnas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Esta medida visa agilizar a apuração dos resultados. O processo contou com a supervisão do Ministério Público do Rio de Janeiro, garantindo transparência e legitimidade.

Para votar, os sócios precisaram apresentar um documento oficial com foto e número de CPF. A exigência da carteirinha de sócio foi suspensa por decisão judicial. A votação foi simples: bastava digitar o número correspondente ao candidato escolhido na urna eletrônica.

Candidatos e suas Chapas

As chapas concorrentes foram identificadas por números, abandonando o sistema de cores utilizado em eleições anteriores. Os candidatos e seus vices foram:

  • Chapa 1: Luiz Eduardo Baptista (Bap), 64 anos (vice Flávio Willeman)
  • Chapa 2: Maurício Gomes de Mattos, 63 anos (vice Wellington Silva)
  • Chapa 3: Rodrigo Dunshee, 58 anos (vice Marcos Bodin)

Resultados e suas Consequências

A vitória na eleição se define pela maioria simples dos votos. No entanto, a porcentagem de votos obtidos influencia na composição dos Conselhos Deliberativo e de Administração.

Uma vitória com mais de 80% dos votos garante à chapa vencedora 100% das cadeiras nos Conselhos, enfraquecendo a oposição. Porém, se a vitória for obtida com menos de 80% dos votos, a distribuição de cadeiras nos Conselhos será diferente, com a segunda colocada também obtendo algumas cadeiras.

Em caso de empate, o critério de desempate considera, primeiramente, o tempo de sócio no clube e, persistindo o empate, a idade do candidato, privilegiando o mais velho.

Análise Pré-Eleitoral: Entrevistas e Perspectivas

Antes da eleição, os candidatos participaram de entrevistas em podcasts, expondo suas propostas e visões para o futuro do Flamengo . Maurício Gomes de Mattos e Rodrigo Dunshee compareceram às entrevistas. Luiz Eduardo Baptista cancelou sua participação alegando um imprevisto.

"Diretor técnico vai ter a condição de CEO", diz Maurício Gomes de Mattos.

Rodrigo Dunshee indica Diego Ribas diretor e projeta Landim CEO: "Ele entende hierarquia".

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos