Participe do fórum Flamengo e concorra prêmios
  1. Flapress

Filipe Luís: Decisões, Desempenho e Ambição no Flamengo

Por Redação Flapress em 14/11/2024 03:10

Filipe Luís: Analisando o Desempenho do Flamengo

O técnico Filipe Luís fez uma análise completa sobre o empate do Flamengo com o Atlético-MG, em 0 a 0, no Maracanã pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico abordou diversos temas, desde a escolha de David Luiz para cobrar o pênalti até a sua visão sobre a ambição da equipe para os próximos jogos.

A Decisão do Pênalti: Confiança e Treinamento

Filipe Luís explicou a escolha de David Luiz para a cobrança do pênalti perdido pelo Flamengo : "Participo de todas as escolhas do meu time. Até os arremessos de lateral. O David Luiz e o Alcaraz eram os dois batedores de hoje. O David treina pênalti todos os dias. Tem uma média de acertos incrível. Acredito que o Everson conhecia ele, algo assim. Mas isso é absolutamente normal. O Charly poderia ter errado o pênalti. Todos estão sujeitos a isso. Eu tenho confiança nos batedores que eu escolho. Vejo ele treinar e sei da capacidade que ele tem. Ele bateu pênalti em final de Champions League ? declarou.

O técnico demonstrou confiança em David Luiz , destacando o seu histórico de treinamento dedicado e a experiência em cobranças de pênaltis em jogos de alta pressão.

Satisfação com o Desempenho do Time

Apesar do empate, Filipe Luís elogiou o desempenho do Flamengo , destacando a sua estratégia e a entrega dos jogadores: "Foi um jogaço do meu time. Saí extremamente satisfeito porque eu criei um modelo de jogo em que o torcedor se sinta representado. De atacar a todo momento, vertical, que tenha chances de gol. E eu vi esse modelo sendo representado por esses jogadores, que treinaram pouquíssimo juntos, nunca tinham jogados juntos. Foram muitas chances para fazer o gol, infelizmente a bola não entrou, mas o futebol é assim."

O Futuro do Flamengo: Ambição e Determinação

Filipe Luís deixou claro que sua ambição é manter o Flamengo na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro: "Primeiro, faltam cinco jogos, como você falou. Eu penso, e juro pra você que eu penso que se eu não ganhar na próxima rodada, eu não vou estar aqui. Então, esse é meu pensamento. Então, o que eu vou implementar, no meu modelo de jogo, que é muito similar ao DNA que a torcida exige. Quero ver ele refletido no campo como foi o jogo de hoje, porém eu quero ganhar. Eu quero ganhar porque a única coisa que vai me manter no cargo aqui é ganhar. Eu vou fazer de tudo pra continuar aqui ganhando, vou exigir o máximo dos jogadores. Hoje eu vi um esforço extraordinário, eu vi um esforço incrível dos meus jogadores, que acabavam de ser campeões. Entramos com responsabilidade de jogar como campeão da Copa do Brasil. Fizemos 25 chutes a gol com um time que nunca tinha jogado junto, com uma formação que eu não tinha jogado nunca. Isso diz muito do nível dos jogadores que estão aqui e do comprometimento que eles tem com o clube e com a equipe, isso me deixa muito feliz. O que eu vou fazer nesses cinco jogos, é fazer de tudo pra ganhar o próximo jogo e se Deus quiser eu vou estar a daqui dois jogos também."

Liderança e Estratégia de Filipe Luís

Filipe Luís também falou sobre sua liderança, a escolha do esquema tático e a importância da experiência: "Tenho muita experiência por momentos que vivi como jogador. Essa experiência me leva a ter um norte. Mas a liderança que eu tenho é natural. Não sou um ator. Eu sou como eu sou. Você não se prepara para isso, se é".

Em relação ao esquema com três zagueiros, ele explicou: "Eu acredito que todo time que luta para ser campeão, completo, tem que dominar dois sistema, pelo menos. Dominamos muito bem o 4-4-2 e o 4-2-3-1, que são similares, e hoje eles provaram que dominam o 3-4-3 e o 3-5-2. Eu coloquei essa estrutura pelos jogadores que tinham, os atletas que estavam disponíveis para o jogo de hoje. Esse era o melhor sistema e que combinava muito com a forma para pressionar o jeito que o Atlético joga. E funcionou muito. No primeiro tempo, praticamente não vi o Atlético não nosso campo. Enquanto duraram as pernas, porque o jogo é feito de fases. A gente fez essa fase durar mais do que o normal, por 60, 65 minutos. Mas, claro, que depois isso muda, eles melhoraram, tiveram suas chances. Fiquei muito feliz porque não vinham jogando muito, sem ritmo, e fizeram um jogo muito bom."

Análise do Adversário: Atlético-MG

Filipe Luís também comentou sobre as estratégias do Atlético-MG: "O Atlético não veio completamente no mano a mano no primeiro jogo, eles deixaram uma sobra. E hoje foi a mesma coisa. Esperava que eles viriam assim, com uma sobra também. Até pelos jogadores rápidos que nós tínhamos na frente, com Wesley, Ayrton Lucas, Michael e Bruno Henrique. Vir pressionar mano a mano no Maracanã, com esses jogadores rápidos, era um risco muito grande, eu não esperava que viessem assim. Conseguimos com esse tipo de jogador, que pressionava durante os 90 minutos, impor o nosso ritmo e ser protagonista do jogo. Só faltou o gol. Não me surpreendi, mas a formação e as características das peças que foram ao campo justificaram esse domínio que, na minha opinião, foi avassalador no primeiro tempo."

Avaliação Individual dos Jogadores

Filipe Luís também analisou o desempenho de alguns jogadores individualmente: "Jogador vive de fases. Obviamente, o Alex Sandro vinha jogando em partidas importantes. Eu acredito que o jogador, para render ao máximo, precisa de minutos, minutos e minutos. O Ayrton não está passando pelo seu melhor momento, poderia afirmar isso. Mas o esquema hoje favorecia ele, mas atacamos muito pelo lado direito porque o Wesley , sim, está em grande fase. Então, não favoreceu tanto ele e favoreceu mais o Wesley . Mas ele cumpriu bem a função dele, entrou na área quando tinha que entrar, marcou quando tinha que marcar. Claro que sabemos que essa não é a melhor versão do Ayrton . Mas vou dar sempre o carinho e esforço. E também gosto de falar dos que estão bem, como é caso Wesley e outros tantos jogadores."

Sobre o desempenho do time após o título da Copa do Brasil, Filipe Luís disse: "Eu conheço meus jogadores, eu vejo como eles treinam, isso é o primeiro. Depois eu vejo a ambição que eles tem. E como eu falei pra vocês, eu estou com meu cargo em jogo todas as rodadas. Eu penso isso, que eu vou ser demitido cada vez que eu perder o jogo. Então, eu vivo em estado de alerta constantemente. E quem não está no mesmo estado de alerta que eu, provavelmente não vai jogar. E eu vejo os jogadores querendo, jogadores com ambição, jogadores no mesmo estado de alerta que eu. Então isso me deixou muito tranquilo no treino de ontem, por exemplo, quando eu vi eles treinando. Falei 'eu estou muito bem servido', não tenho dúvidas sobre meu time, não tenho dúvidas sobre a minha escalação, não tenho dúvida nenhuma, porque eu vi os jogadores treinando e querendo ganhar o jogo. Além de carregar uma reponsabilidade de jogar como Campeão da Copa do Brasil e todos os outros times vêm para vencer o campeão e isso que nos motiva cada vez mais. Como falei, minha fome e ambição não param."

Planejamento e Expectativas

Sobre a questão da efetividade do time, Filipe Luís analisou: "Eu falei em uma outra entrevista que eu acredito que o gol a gente não ensina aos jogadores. A gente pode criar muitos recursos para eles entrarem na área, pra eles finalizarem. Mas tem dias que a bola não entra e até pênalti a gente erra. E tem dias que fazendo muito menos você faz dois, três, quatro gols. Então eu associo isso a um daqueles dias que a bola não entrou. Vamos continuar trabalhando finalização, vamos continuar trabalhando essa frieza, eles tem que cada vez treinar mais e se sentir melhor de encarar o gol e tenho certeza que isso vai melhorar daqui pra frente."

Em relação ao planejamento da pré-temporada, ele comentou: "A gente já planejou uma parte da pré-temporada antes do calendário 2025. Ainda não olhei (CBF divulgou ontem). Vamos fazer isso essa semana."

E sobre a recuperação dos jogadores Arrascaeta e De La Cruz, ele disse: "O Arrascaeta não volta esse ano. Mas na volta das férias vai estar disponível com certeza. É uma cirurgia simples. O De La Cruz acredito que volte esse ano. Minha esperança é que ele esteja contra o Cuiabá."

Conclusão

A entrevista de Filipe Luís demonstra sua postura firme e focada em alcançar o sucesso com o Flamengo . Ele está ciente dos desafios e da pressão, mas demonstra confiança em seus jogadores e no seu planejamento. A ambição e a determinação do técnico são evidentes, e a torcida rubro-negra espera que ele consiga conduzir o Flamengo à conquista do Campeonato Brasileiro.

Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens - clique aqui!

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos