- Flapress
- Flamengo: Bap escolhe Boto e JP Sampaio para inovar no futebol
Flamengo: Bap escolhe Boto e JP Sampaio para inovar no futebol
Por Redação Flapress em 11/12/2024 18:30
O recém-eleito mandatário do Flamengo, Bap, já determinou os nomes iniciais para a renovação do setor futebolístico do clube. O português José Boto será o diretor de futebol, enquanto João Paulo Sampaio, atualmente no Palmeiras, é o preferido para coordenar as categorias de base.
Flamengo: Pré-temporada nos EUA e Análise do Elenco
Embora ainda esteja cumprindo seus deveres no NK Osijek, da Croácia, Boto já se encontra inteiramente dedicado ao universo do Flamengo . Ele analisou minuciosamente o elenco atual e deu início às tratativas sobre a pré-temporada do clube, programada para ocorrer em janeiro nos Estados Unidos. Durante a estadia em solo norte-americano, está previsto um jogo amistoso contra o São Paulo.
Apesar de não ter exercido funções em nenhum clube brasileiro anteriormente, Boto visitou o Brasil em diversas ocasiões. Em uma de suas recentes vindas ao país, esteve no Centro de Treinamentos Ninho do Urubu, a convite de um agente do meio futebolístico. Na oportunidade, Boto expressou grande admiração pelas instalações do clube carioca.
Relações de Boto no Mundo do Futebol e Chegada ao Rio
Boto possui uma relação de proximidade com o técnico Jorge Jesus, com quem já debateu sobre o Flamengo e a experiência de viver na cidade do Rio de Janeiro. Ambos trabalharam juntos por mais de seis anos no Benfica, de Portugal. Outro nome conhecido do dirigente é o zagueiro David Luiz, com quem também compartilhou o ambiente de trabalho no clube português.
Está acordado que Boto concluirá os compromissos de 2024 com o NK Osijek, da Croácia, antes de embarcar para o Brasil. O último jogo do português sob o comando do time croata será na sexta-feira, dia 20, contra o Istra 1961, válido pelo Campeonato Croata. A expectativa é que o dirigente desembarque no Rio de Janeiro após as festividades de Natal.
Flamengo: JP Sampaio na Mira para a Base
O outro nome pretendido por Bap para compor a nova estrutura do departamento de futebol é João Paulo Sampaio, atual coordenador geral das categorias de base do Palmeiras. A indicação de JP Sampaio partiu do próprio José Boto. O português nutre amizade pelo dirigente paulista e, no passado, tentou levá-lo para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, com o intuito de aprimorar a base do clube ucraniano.
A proposta é que Sampaio siga atuando na base, função que já desempenha no Palmeiras, e que estabeleça uma comunicação direta com a estrutura profissional, em colaboração com Boto. JP Sampaio ainda não emitiu uma resposta à proposta do Flamengo e espera a vinda de Boto ao Brasil para uma conversa definitiva.
A nova gestão do Flamengo demonstrou a JP Sampaio a disposição de arcar com a multa rescisória de R$ 2 milhões para contratá-lo junto ao Palmeiras. O clube paulista, ciente do interesse flamenguista, trabalha para mantê-lo em seus quadros. No início do ano, Sampaio já havia recebido uma proposta do Corinthians.
Visando a promessa de profissionalizar o futebol, Bap definiu José Boto como o primeiro nome da reformulação do departamento. O dirigente foi eleito presidente do Flamengo recentemente, mas tem acordo com o português há mais de um mês para o cargo de diretor de futebol.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros