- Flapress
- Impasse no Gasômetro: Flamengo e Prefeitura Divergem Sobre Custos do Novo Estádio
Impasse no Gasômetro: Flamengo e Prefeitura Divergem Sobre Custos do Novo Estádio
Por Redação Flapress em 28/01/2025 12:10
A aquisição do terreno para o futuro estádio do Flamengo na região do Gasômetro, no Rio de Janeiro, tem se mostrado mais complexa do que o esperado. Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente do clube, revelou em entrevista ao jornal ?O Globo? que entraves logísticos têm retardado o avanço do projeto.
Desafios Logísticos e Responsabilidades Financeiras
Um dos principais obstáculos é a presença de uma estação de gás no terreno. Segundo Bap, a Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico) determinou que a remoção das tubulações é de responsabilidade da prefeitura do Rio de Janeiro. "Gás, sim (a Prefeitura vai pagar). Entre outras coisas. Levantamento profundo sobre o processo de descontaminação do terreno e de custos de fundações em função disto", afirmou o presidente do Flamengo , evidenciando a divergência sobre quem arcará com os custos desta operação.
Adicionalmente, o mandatário do Flamengo apontou que a nova gestão está realizando estudos de viabilidade econômica que não foram feitos anteriormente. "Estamos desenvolvendo os estudos de viabilidade econômica que não foram feitos. Havia apenas estimativas. Entre outras coisas o orçamento de todas as obrigações assumidas pelo clube no entorno do estádio", explicou Bap. Essa revisão detalhada, embora necessária, adiciona mais tempo ao cronograma inicial.
Posicionamento da Prefeitura e Polêmica nas Redes Sociais
Em contrapartida, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o tema. Ele garantiu que a transferência da tubulação será de responsabilidade do município. ?Adversários ocultos do estádio do Flamengo , parem de criar problemas aonde não tem. Eu e o deputado Pedro Paulo já informamos que essa questão será de responsabilidade do município. Parem de chatear por que eu não aguento mais defender o Flamengo . A única traição que me permito ao Vascão é vibrar com o desempenho da minha amada Maricá no Cariocão desse ano!?, escreveu o prefeito em seu perfil no Instagram, em tom de desabafo e com uma pitada de humor.
Implicações para o Futuro do Estádio
Apesar da garantia do prefeito, a declaração de Bap revela que ainda existem pontos de desacordo entre o clube e a prefeitura, especialmente no que tange aos custos adicionais relacionados à descontaminação do terreno e às fundações, que representam um grande desafio para a construção do estádio. A situação demonstra que a construção do novo estádio do Flamengo no Gasômetro ainda está longe de ser uma realidade, e que o projeto ainda enfrenta diversas barreiras a serem superadas.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros