1. Flapress

Rodinei: Da Barca à Europa, a história de superação de um lateral

Por Redação Flapress em 15/06/2024 10:40

O Troféu de Plástico e as Palavras de Sabedoria

Em 2016, Rodinei recebeu um troféu de plástico com os dizeres "Raça e simplicidade a serviço do Mengão". Essas palavras ressoaram profundamente com ele, lembrando-o dos ensinamentos de Moisés, um funcionário do Flamengo. "Quando as coisas estão dando errado, vai lá anota tudo no caderninho em branco e começa a escrever", dizia Moisés.

Da Barca à Europa

Em 2021, Rodinei quase deixou o Flamengo , mas a transferência para o Internacional não se concretizou. Ele retornou ao clube e enfrentou um período difícil, perdendo a Libertadores e ficando sem jogar. No entanto, em 2022, tudo mudou. Rodinei se tornou o "avión", apelido que ganhou de Vidal, e ajudou o Flamengo a conquistar títulos nacionais e continentais.

O Sonho Europeu Realizado

Apesar de estar perto de completar 30 anos, Rodinei não desistiu do sonho de jogar na Europa. Em 2023, ele assinou com o Olympiacos e conquistou a Liga Conferência, tornando-se campeão europeu. "Eu já estava desanimado, achando que nunca iria acontecer de eu jogar na Europa", confessa Rodinei.

O Professor David Luiz

Antes da chegada à Europa, Rodinei teve aulas com o "professor David Luiz ". "Comecei a prestar atenção mais no que era o futebol europeu, na responsabilidade que tem que ter na Europa", diz Rodinei.

A Resenha e o Isqueiro

Apesar da frieza do futebol europeu, Rodinei trouxe sua resenha e alegria para o Olympiacos. "Cheguei lá brincando com todo mundo, resenha, e falei: na hora de comemorar eu vou puxar o bonde porque a gente precisa de alegria", conta. Um dia, um torcedor tacou um isqueiro na cabeça de Rodinei, que reagiu com sua típica tranquilidade: "Vou pegar o isqueiro e mostrar para o juiz". Os gregos, no entanto, pediram calma: "Não, Rodi. Pame, pame, pame".

O Filho do Presidente

O filho do presidente do Olympiacos colocou a foto de Rodinei em seu perfil no Instagram. "Isso mostra o carinho que que a torcida tem por mim", emociona-se Rodinei.

Saudades do Flamengo

Rodinei sente saudades do Flamengo , onde viveu uma história de sete anos. "Quem não teria vontade de voltar viver isso?", questiona. Ele não descarta um retorno ao clube no futuro, mas por enquanto está focado na Europa.

As Críticas e o "Volta, Rodinei"

Rodinei enfrentou muitas críticas durante sua passagem pelo Flamengo . "Antigamente era 'vai, Rodinei. Vai embora'", lembra. No entanto, hoje ele ouve pedidos para voltar. "É engraçado, porque tudo que eu já passei no Flamengo ... É porque isso é a expectativa do torcedor", diz.

A Mudança de Chave

O cruzamento para o gol de Lázaro, contra o Atlético-MG, na Copa do Brasil, foi um ponto de virada na carreira de Rodinei em 2022. "Minha história em 2022 mudou foi depois do cruzamento para o Lázaro", afirma.

O Choro na Grama

Após a conquista da Libertadores em 2022, Rodinei se deitou no gramado e chorou. "Tudo que eu passei aqui em sete anos, todo sofrimento e aí ganhei aquela Copa do brasil, aí ganhei Libertadores jogando", desabafa.

O Combate ao Racismo

Rodinei se posiciona contra o racismo e elogia Vini Jr. por sua luta. "O que ele faz para nós que somos da cor negra é uma coisa surreal", diz.

O Líder

Hoje, Rodinei se sente um líder, tanto dentro como fora de campo. "Por mais que, para mim, líder se encaixa em várias personalidades, não só o líder que vai falar sério, mas tem o líder também pela minha alegria. Pelo jeito de chegar, também me considero um líder", afirma.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos