- Flapress
- Jorge Jesus Critica Ronald Koeman e Defende o Futebol Saudita
Jorge Jesus Critica Ronald Koeman e Defende o Futebol Saudita
Por Redação Flapress em 27/09/2024 15:50
A polêmica declaração de Ronald Koeman e a resposta de Jorge Jesus
O técnico português Jorge Jesus, conhecido por seu estilo incisivo e suas declarações polêmicas, não se calou diante das críticas de Ronald Koeman, técnico da seleção holandesa, sobre a ida do atacante Steven Bergwijn para o Al Ittihad, da Arábia Saudita.
O estopim da discussão foi uma declaração de Koeman em entrevista coletiva no início de setembro, onde ele afirmou que Bergwijn, ao optar por jogar na Arábia Saudita, estava priorizando "ambições financeiras à frente das esportivas".
Koeman declarou que as portas da seleção holandesa estavam fechadas para o jogador, que deixou o Ajax para se juntar ao Al Ittihad em um acordo de ? 21 milhões (cerca de R$ 130 milhões).
Jorge Jesus rebate Koeman e defende o futebol saudita
A declaração de Koeman, porém, não caiu bem para Jorge Jesus, que desde julho de 2023 comanda o Al Hilal, um dos clubes mais importantes da Arábia Saudita.
Em entrevista ao jornal A Bola, Jesus rebateu Koeman com veemência: ?Ele fala do campeonato dele que, não que seja de segunda divisão, mas é um dos mais fracos da Europa. Não tem moral nenhuma para dizer isso, não conhece o campeonato saudita. E os jogadores que que têm as equipes sauditas, em comparação aos do campeonato da Holanda, não há forma de comparar?.
Jesus, que conquistou a maior sequência de vitórias da história do futebol profissional com o Al Hilal, defendeu o futebol saudita e questionou o conhecimento de Koeman sobre a liga.
A polêmica da transferência de Bergwijn para a Arábia Saudita
A transferência de Bergwijn para o Al Ittihad gerou controvérsia, com Koeman criticando a decisão do jogador, alegando que ele priorizou o dinheiro em detrimento do desenvolvimento esportivo.
No entanto, a crítica de Koeman foi alvo de questionamentos por parte da imprensa, que lembrou que Georginio Wijnaldum, que também joga na Arábia Saudita, pelo Al Ettifaq, foi convocado para a Eurocopa.
Koeman justificou a convocação de Wijnaldum, alegando que ele se transferiu para a Arábia Saudita por questões de saúde após problemas no Paris Saint-Germain, e que a transferência foi apenas temporária, até janeiro.
Ele argumentou que a situação de Bergwijn, que foi para a Arábia Saudita aos 26 anos, é diferente, e que a ambição esportiva não prevaleceu na decisão do jogador. "Nem todo mundo pensa da mesma forma, felizmente", disse Koeman.
O futebol saudita em ascensão
O futebol saudita tem se tornado cada vez mais atrativo para jogadores de renome, atraídos pelos altos salários e investimentos milionários em clubes. A Arábia Saudita tem investido pesado em contratações de grandes nomes, como Karim Benzema, N'Golo Kanté e Fabinho, que agora jogam no Al Ittihad, e Cristiano Ronaldo, que joga no Al Nassr.
O futebol saudita está em franca ascensão, e a declaração de Koeman, ao menos para Jorge Jesus, parece ter sido um tiro no pé, alimentando ainda mais a polêmica sobre a qualidade do futebol do país.
A discussão sobre a qualidade do futebol saudita e a transferência de jogadores para o país é um debate que está longe de acabar, e a declaração de Koeman, e a resposta de Jorge Jesus, só contribuíram para aumentar a polêmica.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros