1. Flapress

José Boto assume o comando do futebol do Flamengo buscando profissionalização

Por Redação Flapress em 30/12/2024 04:10

Reestruturação do Futebol Rubro-Negro: A Chegada de José Boto

A gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, no Flamengo, tem como pilar a profissionalização, especialmente no futebol. A contratação de José Boto como diretor de futebol materializa essa promessa. Boto chega para transformar o discurso em realidade, com amplos poderes para comandar o departamento, algo incomum para um diretor no clube.

Diferente da administração anterior, onde Marcos Braz, então vice-presidente, geria o futebol sem remuneração, Boto terá autonomia para tomar decisões. O objetivo é claro: promover uma total reformulação no departamento, com mudanças pontuais no elenco e uma revolução nos bastidores. Todas as decisões passarão pelo crivo de Boto, como a manutenção de Filipe Luís no cargo de treinador.

A Autonomia de Boto e o Futuro do Departamento

A influência de Boto é tamanha que até mesmo profissionais elogiados pela gestão anterior precisarão de seu aval. Bap deixou claro em sua entrevista de posse que, apesar de reconhecer o valor de Bruno Spindel, diretor da gestão passada, a decisão sobre sua permanência caberá a Boto. Segundo Bap, "O Bruno é um excepcional trader, um cara que entende muito disso. Veio de mercado financeiro. Mas eu gostaria que o Boto tivesse contato com as pessoas para verificar se o desenho da estrutura funciona com A, B ou C. Eu não vou me meter nas escolhas do diretor técnico".

A situação de Spindel será definida após uma conversa com Boto, antes da viagem da equipe para a pré-temporada nos Estados Unidos, marcada para 9 de janeiro. A chegada e os primeiros dias de Boto no Flamengo têm recebido grande atenção, com transmissões ao vivo e cobertura detalhada pela Fla TV, o que demonstra a importância de sua função.

Novas Contratações e a Visão de Boto

A reformulação do departamento de futebol incluirá a contratação de profissionais indicados por Boto. O diretor já tem em mente dois nomes estrangeiros para trabalhar no clube: um assistente direto e um chefe de scouting. As negociações estão em andamento. Profissionais brasileiros também poderão integrar a equipe, considerando a vasta rede de contatos de Boto no país.

Além disso, Gabriel Skinner, que já trabalhou no Flamengo , retorna para compor o departamento, participando do planejamento da próxima temporada. Boto já vinha se reunindo com Filipe Luís para traçar o planejamento, que será acelerado a partir desta semana. Uma das primeiras ações do diretor foi a não renovação do contrato de David Luiz. Agora, o foco se volta para a busca por reforços, com prioridade para as posições de lateral-direito, meia, atacante de lado e centroavante.

Reestruturação da Base e Próximos Passos

A reestruturação também abrangerá as categorias de base. Boto, conhecido por valorizar a formação de atletas, busca aprimorar esse processo no Flamengo . Para isso, mira a contratação de João Paulo Sampaio, do Palmeiras, para assumir a coordenação geral da base. O português está empenhado em convencer Sampaio a mudar de clube.

Todas essas ideias serão discutidas na primeira entrevista coletiva de José Boto, marcada para esta segunda-feira, no Ninho do Urubu. A expectativa é que o dirigente detalhe seus planos para profissionalizar o futebol do Flamengo e esclareça as dúvidas da imprensa.

A chegada de José Boto marca uma nova fase no Flamengo , com a promessa de um futebol mais profissional e eficiente, com decisões estratégicas e uma visão de longo prazo para o clube.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos