- Flapress
- Léo Ortiz: Flamengo, Pressão e a Busca por Glórias
Léo Ortiz: Flamengo, Pressão e a Busca por Glórias
Por Redação Flapress em 19/10/2024 11:40
Léo Ortiz: O Zagueiro que Abraçou o Desafio do Flamengo
Léo Ortiz, defensor do Flamengo, vivenciou uma montanha-russa de emoções em seus sete meses no clube carioca. O Maracanã lotado, a euforia das conquistas e a cobrança constante dentro e fora dos gramados o colocaram frente a um desafio sem precedentes em sua carreira, que já o levou a defender Internacional, Sport e Bragantino.
No entanto, a pressão não o intimida, pelo contrário, ele a considera um privilégio. "É o maior clube da América, então a exigência é total. Além de ganhar, você tem que jogar bem porque a longo prazo não dá certo se você não performa bem. É um clube que a pressão é muito grande, mas a gente até estava conversando esses dias sobre uma frase do Djokovic que é "a pressão é um privilégio".
O zagueiro, conhecido por sua qualidade técnica e passes precisos, não se deixa abater pela cobrança. Ele a encara como um motor para buscar a excelência. Em suas palavras, "É um privilégio estar aqui, e você tem que colocar no mais alto nível para corresponder todo esse amor que se tem quando se vence e quando se conquista um título. E quando as coisas não dão certo a pressão é do tamanho disso".
O Mantra de Léo Ortiz: "Faça-nos mais firmes, melhores, mais rápidos e mais fortes"
Léo Ortiz carrega consigo uma tatuagem inspirada na música "Stronger", do rapper Kanye West, que serve como um lembrete constante de sua busca por evolução: "Faça-nos mais firmes, melhores, mais rápidos e mais fortes. Trabalhe duro, faça melhor".
Para Ortiz, a busca pela superação é um processo contínuo. "Eu peguei esse recorte da música para sempre buscar evoluir e sempre poder fazer melhor, independentemente de você estar num nível acima", afirma o zagueiro.
A busca por títulos é fundamental para o crescimento dentro do Flamengo , e, apesar de ter conquistado o Carioca, Léo Ortiz está focado em alcançar objetivos maiores. A Copa do Brasil, com o Corinthians como adversário nas semifinais, é uma das prioridades.
Léo Ortiz: O Legado do Futsal e a Busca por sua Própria História
Léo Ortiz carrega consigo o legado do futsal, herança de seu pai, Ortiz, uma figura lendária da modalidade. "Talvez nessa época (de criança) eu nem entendesse a dimensão que ele tinha para o futsal, lógico que sabia que ele fazia muitos gols. Profissionalismo, exemplo cuidado e responsabilidade foram coisas que meu pai sempre prezou com a gente desde criança, independentemente do que fosse fazer. Fico muito feliz que eu tenha conseguido seguir. Seguir na profissão é um prazer para mim e para ele", relembra Léo Ortiz sobre a influência paterna.
A trajetória de Léo Ortiz no futebol de campo foi construída com a mesma determinação que ele aprendeu com seu pai. Apesar de ter relutado em deixar o futsal, ele se adaptou ao novo esporte, buscando integrar suas características e habilidades. "Na verdade eu sempre relutei muito em mudar para o campo, sempre foi meu objetivo ser jogador de futsal. Por acompanhar meu pai e sempre por gostar muito de jogar futsal. Eu optei porque houve um momento no futsal em que os times de Porto Alegre meio que não disputavam mais campeonatos estaduais e nacionais. Então não tinha mais sentido voltar para uma escolinha com 14 ou 15 anos. E aí surgiu essa possibilidade", explica o zagueiro.
O apoio e os conselhos de seu pai são fundamentais para Léo Ortiz . "Desde quando comecei a jogar futsal, quando moleque, meu pai sempre teve uma participação muito grande no dia a dia. De ir ver meus jogos e dar sempre alguma dica no pós-jogo. Isso seguiu na base e até hoje no profissional é assim. Sempre admirei muito, peguei o final da carreira dele, mas pude aprender muitas coisas, principalmente de responsabilidade, exemplo e caráter", conta o jogador.
A relação entre pai e filho transcende a diferença entre as modalidades. Mesmo com funções distintas, Ortiz, o pai, compartilha sua experiência no futebol de campo com Léo. "A gente tem funções distintas de posição no futsal e no campo, mas há coisas de campo que ele pode me passar até por ele ter enfrentado muitos zagueiros e poder falar as dificuldades que ele tinha como atacante. E eu conversar com ele para saber como o atacante pode atacar essas dificuldades", revela Léo Ortiz .
Léo Ortiz: O "Camisa 10 da Zaga" e a Busca por Superação
O apelido "camisa 10 da zaga", criado pelo analista Victor Nicolau Falso 9, ganhou popularidade entre os torcedores. Léo Ortiz , reconhecido por sua habilidade em construir o jogo desde a defesa, encara o apelido como um elogio à sua forma de jogar.
"Acho que não tenho essa propriedade para me colocar como esse camisa 10 da zaga, mas fico muito feliz e levo como elogio à minha características de construir o jogo desde trás. Tento tirar para esse lado e não realmente ser um camisa 10, um Arrascaeta que joga na zaga, porque acho que a qualidade desses caras que usam a camisa 10 e que jogam mais à frente é diferente. Fico feliz pelo elogio, acho que é um elogio ao meu jeito de jogar. Sou um cara que gosto de jogar desde trás, saindo controlando a bola, conduzindo, achando passes e lançamentos. Fico muito feliz pelos elogios e pelo carinho da torcida", afirma Léo Ortiz .
O passe preciso para Bruno Henrique contra o Botafogo, apesar da derrota, foi um momento marcante na trajetória de Léo Ortiz no Flamengo . "Acho que foi a jogada mais impactante desde que cheguei, principalmente como volante, que era uma posição na qual eu não estava acostumado a jogar. Foi realmente um passe muito bonito, ficou marcado. Infelizmente não foi num jogo tão bom para nós, mas realmente foi um passe diferente que consegui achar. E o Bruno é acostumado a fazer aquele movimento e, com a finalização dele, deixou tudo mais bonito ainda", lembra o zagueiro.
Léo Ortiz , que já atuou como volante no Flamengo , reafirma sua preferência pela zaga, mas destaca sua adaptação à nova posição e a importância de estar à disposição do técnico. "Fico feliz por voltar a jogar de zagueiro e por estar jogando como titular na zaga, mas sempre falei que estaria à disposição, independentemente da posição. Pude me reinventar mesmo com 28 anos, voltar a jogar numa posição em que comecei na base do Inter, que era volante. E poder performar bem, poder performar em alto nível. Isso me deixou muito feliz de saber que eu posso corresponder à altura nessa posição, mas óbvio que fico mais confortável na minha posição de origem, que é zagueiro", explica o jogador.
Léo Ortiz: A Busca por Superação e o Sonho de Voltar à Seleção Brasileira
Léo Ortiz , que já teve a oportunidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira, mantém o sonho de retornar à equipe nacional, mas foca em seu desempenho no Flamengo . "Sobre Seleção, óbvio que quando começa um novo ciclo você sempre cria expectativas, mas esse foi meu primeiro ano de Flamengo num ambiente de adaptação, felizmente conseguindo performar bem. Meu foco é sempre no clube. A convocação é um prêmio no que você faz nos jogos pelo seu clube. Meu foco é sempre aqui e, se existir oportunidade no futuro, vai ser muito gratificante voltar a jogar e performar pela seleção brasileira", declara o zagueiro.
Léo Ortiz se mostra contente com sua trajetória no Flamengo , buscando construir sua história dentro do clube. "Estou muito feliz e muito realizado com o que vem acontecendo. É de uma importância conquistar um título, para isso que vim. Desde que cheguei foi o principal motivo que me fez vir para cá. Fico muito feliz por estar crescendo muito aqui dentro e por minha adaptação rápida a um clube desse tamanho. A adaptação veio de saber o momento de as coisas acontecerem. Estou muito feliz com o ambiente, me dou bem com todo mundo e realmente estou me divertindo muito de fazer parte desse clube tão grande", finaliza Léo Ortiz .
A jornada de Léo Ortiz no Flamengo é marcada pela busca por títulos, pela superação constante e pela busca por construir seu próprio legado. O zagueiro, que já conquistou o Carioca e se tornou peça fundamental no esquema do técnico Jorge Sampaoli, está pronto para enfrentar os desafios que o futuro lhe reserva, sempre buscando o sucesso dentro e fora dos gramados.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros