- Flapress
- Supercopa Rei: Mudanças Radicais nos Elencos de Botafogo e Flamengo
Supercopa Rei: Mudanças Radicais nos Elencos de Botafogo e Flamengo
Por Redação Flapress em 02/02/2025 09:20
Transformações nas Diretorias e Elencos
A Supercopa Rei do Brasil, agendada para este domingo (2), às 16h, no Mangueirão, em Belém (PA), colocará frente a frente o Botafogo, campeão brasileiro, e o Flamengo, vencedor da Copa do Brasil. No entanto, um cenário de grandes transformações marca este confronto: um total de 20 jogadores que ergueram os troféus por seus respectivos clubes no ano anterior já não fazem mais parte dos elencos.
Além das mudanças nos elencos, as diretorias de ambos os clubes também sofreram alterações significativas na transição do ano. No Botafogo, o diretor de futebol Pedro Martins deixou o clube no final de dezembro, aceitando uma proposta do Santos para assumir o cargo de CEO. Já no Flamengo , a eleição presidencial resultou na saída de Rodolfo Landim e na chegada de Bap, que, por sua vez, substituiu Marcos Braz na vice-presidência de futebol. Uma das primeiras medidas de Bap foi a contratação do diretor técnico português José Boto.
Debandada no Botafogo: Um Time Quase Todo Novo
O Botafogo sofreu uma baixa considerável de 15 jogadores. Entre as saídas, destacam-se nomes como Luiz Henrique (Zenit-RUS), Almada (Lyon-FRA), Adryelson (Anderlecth-BEL), Gatito Fernández (Cerro Porteño-PAR), Tiquinho Soares (Santos), Júnior Santos (Atlético-MG), Tchê Tchê (Vasco), Eduardo (Cruzeiro), Carlos Alberto (Sport), Pablo (Flamengo), Marçal (sem clube), Óscar Romero (sem clube), Hugo (Vitória) e Rafael, que se aposentou. É notável que dois desses jogadores, Tiquinho Soares e Hugo, foram negociados por empréstimo.
Flamengo com Menos Perdas, Mas Ainda Impactante
Por outro lado, o Flamengo teve cinco baixas em seu elenco campeão da Copa do Brasil: Gabigol (Cruzeiro), Fabrício Bruno (Cruzeiro), David Luiz (Fortaleza), Alcaraz (Everton-ING) e Carlinhos (Vitória). É importante ressaltar que Alcaraz foi negociado por empréstimo de forma surpreendente, logo após marcar um gol na vitória contra o Sampaio Corrêa. O meia argentino havia sido a contratação mais cara da história do clube, com um investimento de R$ 110,6 milhões.
Papéis Cruciais e Saídas Notáveis
Vários dos jogadores que deixaram seus clubes tiveram papéis cruciais nas conquistas de 2024. Luiz Henrique , por exemplo, foi eleito o craque do Campeonato Brasileiro e integrou a seleção da competição, assim como o técnico Artur Jorge. Já Gabigol marcou um gol decisivo na primeira partida da final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG. No Botafogo, outros destaques como Almada, Júnior Santos, Tiquinho Soares, Tchê Tchê e Eduardo tiveram grande participação ao longo da temporada. Já no Flamengo , Fabrício Bruno foi titular em boa parte de 2024, somando 56 partidas. Alcaraz, apesar de ter chegado com grande expectativa, não conseguiu render o esperado. David Luiz e Carlinhos tiveram poucas oportunidades em campo.
Novas Aquisições em Ritmo Lento
As chegadas de novos jogadores não acompanharam o ritmo das saídas em ambos os clubes. Tanto Botafogo quanto Flamengo oficializaram apenas duas contratações até o momento. O Botafogo anunciou a chegada do atacante Artur (Zenit-RUS) e do goleiro Léo Linck (Athletico-PR). O clube também tem acordos com o zagueiro David Ricardo (Ceará) e com o volante Wendel (Zenit-RUS), que se juntará ao elenco no meio do ano. O Flamengo , por sua vez, anunciou o atacante Juninho (Qarabag-AZE) e o lateral direito Danilo (Juventus-ITA). Além disso, o clube rubro-negro está em negociação para contratar o meia Jorginho (Arsenal-ING).
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros