- Flapress
- Remanescentes do Grêmio Contra o Corinthians: Tite e a Busca pela Glória Passada
Remanescentes do Grêmio Contra o Corinthians: Tite e a Busca pela Glória Passada
Por Redação Flapress em 10/05/2024 04:40
Tite: Um Retorno ao Passado
Em meio à crise no Flamengo, Tite reencontra neste sábado o Corinthians, clube que o consagrou como um dos maiores treinadores do futebol brasileiro. Apesar do retrospecto positivo contra o time paulista, com sete vitórias, quatro derrotas e dois empates, a última lembrança do confronto é amarga. No Brasileiro de 2009, o Corinthians venceu o Internacional de Tite na decisão da Copa do Brasil, frustrando o sonho do hexacampeonato. Mas a história do treinador com o Timão vai muito além dessa derrota.
O "Nó Tático" e o Tetra da Copa do Brasil
Em 2001, Tite comandou o Grêmio em uma campanha histórica na Copa do Brasil. Na final contra o Corinthians, aplicou um "nó tático" no renomado Vanderlei Luxemburgo, improvisando Roger na zaga e adiantando Anderson Polga para a função de volante. O resultado foi um triunfo por 3 a 1 no lotado Morumbi, garantindo o tetracampeonato da Copa do Brasil para o Tricolor Gaúcho. A "O Globo" destacou o "nó tático" e Tostão pediu a inclusão de Tite na comissão técnica da seleção brasileira.
Mais Vitórias sobre o Corinthians
Nos anos seguintes, Tite seguiu atormentando o Corinthians. Em 2001, o Grêmio venceu novamente o Timão no Campeonato Brasileiro, e em 2002, Rodrigo Fabri deu um show com três gols na vitória por 4 a 0. Até mesmo à frente do São Caetano e do Palmeiras, Tite manteve a freguesia sobre o Corinthians, vencendo por 3 a 0 e 1 a 0, respectivamente.
O Último Capítulo
O último confronto entre Tite e o Corinthians foi em 2009, quando o técnico comandava o Internacional. O Internacional venceu na primeira rodada do Brasileiro, mas o Corinthians deu o troco na decisão da Copa do Brasil. Apesar da derrota final, Tite ainda supera o Corinthians em seu retrospecto geral. Para sair da crise e voltar ao topo do Brasileiro, o técnico precisa deste oitavo triunfo sobre o time com o qual viveu suas maiores alegrias no futebol.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros