1. Flapress

Traço Falcêmico: Implicações para a Saúde e Desempenho de Allan no Flamengo

Por Redação Flapress em 23/04/2024 19:30

Implicações dos Traços Falcêmicos na Saúde

Os traços falcêmicos, uma alteração genética herdada, não são considerados uma doença grave. No entanto, em altitudes elevadas, como La Paz (3.640m acima do nível do mar), eles podem exacerbar as dificuldades enfrentadas por jogadores não acostumados.

Efeitos na Oxigenação e Conduta Individualizada

Os traços falcêmicos afetam a oxigenação das células devido à alteração das hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo. Em altitudes elevadas, esses efeitos podem se intensificar, levando a desidratação, hipertermia e alterações na oxigenação regional do sangue.

A conduta para lidar com os traços falcêmicos varia de acordo com cada atleta. Segundo a médica Flávia Magalhães, "a anemia falciforme caracteriza-se por uma doença genética com alterações das hemoglobinas. O traço falcêmico significa que o indivíduo tem uma proporção de hemoglobinas normais e um percentual menor de falciformes".

Implicações para o Flamengo na Libertadores

O Flamengo enfrentará o Bolívar em La Paz sem Allan, que apresenta traços falcêmicos. Além dele, o volante Pulgar também está fora da partida. A dupla de volantes deve ser formada por Igor Jesus e Gerson.

Esta será a segunda partida do Flamengo em altitude na Libertadores, após o empate com o Millonarios em Bogotá (2.600m acima do nível do mar). O Bolívar lidera o grupo com duas vitórias, enquanto o Flamengo soma um empate e uma vitória.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos