- Flapress
- A Trajetória de Vini Jr: Das Escolinhas ao Reconhecimento Mundial
A Trajetória de Vini Jr: Das Escolinhas ao Reconhecimento Mundial
Por Redação Flapress em 18/12/2024 03:00
O Início da Jornada de um Craque
A recente conquista de Vinicius Jr. no prêmio The Best, da FIFA, reacendeu a chama do futebol brasileiro no cenário global, marcando o retorno de um jogador do país ao posto de melhor do mundo após 17 anos. Uma trajetória que ecoa os passos de ícones como Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, todos eles, assim como Vini Jr., frutos do talento nacional. Contudo, Vini Jr. se destaca por ser o primeiro a emergir das categorias de base do Flamengo a alcançar tal honraria.
A Descoberta no Flamengo
A chegada de Vinicius Júnior ao Flamengo , com apenas 10 anos, foi o ponto de partida para o desenvolvimento de um talento que hoje brilha nos gramados do Real Madrid e da seleção brasileira. Sua história reflete a de muitos jovens brasileiros: origens humildes e a busca por uma vida melhor através do futebol. Mas, como o Flamengo identificou essa joia?
Em 2006, o pai de Vini, observando a paixão do filho pela bola, o levou para uma das escolinhas filiais do Flamengo , a mais próxima de sua casa, em Mutuá, São Gonçalo. A ficha de inscrição, preservada até hoje, revela detalhes curiosos, como a indicação da posição de lateral-esquerdo e a admiração por Renato Abreu. No entanto, o campo logo mostraria que a vocação de Vini era outra.
O Talento que Despontava
Carlos "Cacau" Abrantes, o primeiro treinador de Vini, esclarece: "O que acontece: lá o nosso campo é de cinco na linha. A ficha do aluno a gente preenche com o que os pais vão falando quando chegam. Depois, em campo, é que vamos vendo onde os meninos se encaixam. Não é que ele treinava de lateral-esquerdo, não (risos). Pelo fato do nosso campo ser pequeno, ele ficava sempre pelo lado esquerdo, como ele joga hoje, mas o Vini sempre foi atacante com a gente."
Durante seis anos, Vini brilhou nos campos de society sob a tutela de Cacau, destacando-se em torneios como a Copa Fla. Sua habilidade era notável, rendendo-lhe bolsas de estudo tanto na escolinha quanto no Colégio Odete São Paio, que mais tarde homenagearia o jogador dando seu nome ao ginásio da escola. Apesar de um certo talento com a matemática, era nos gols que Vini encontrava sua verdadeira paixão.
Futsal: A Lapidação do Drible
A sede por futebol de Vini não se limitava ao campo. Por indicação de Cacau, em 2007, ele começou a treinar futsal no Canto do Rio, em Niterói. Foi nesse ambiente que aprimorou os dribles curtos que se tornariam sua marca registrada, e onde quase tomou um rumo diferente em sua carreira.
Dois anos depois, aos 9, Vini fez um teste no futsal do Flamengo , mas foi orientado a retornar no ano seguinte por ser considerado muito jovem. Em vez de voltar no início de 2010, o garoto preferiu tentar a peneira no campo no meio do ano. Aprovado, ele continuou frequentando a escolinha de Cacau até 2012, conciliando as duas paixões.
Essa jornada, repleta de dedicação e paixão pelo esporte, pavimentou o caminho para que Vinicius Jr. se tornasse o astro que hoje encanta o mundo, consolidando sua posição como um dos maiores talentos do futebol mundial, e um orgulho para o Brasil.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros