O Flamengo, um dos maiores clubes de futebol do Brasil, teve a oportunidade de disputar a final do Mundial de Clubes em 2019. O adversário na grande decisão foi o Liverpool, um dos times mais tradicionais e vitoriosos da Inglaterra.
A partida aconteceu no dia 21 de dezembro de 2019, no Estádio Khalifa International, em Doha, no Catar. Foi um confronto muito aguardado pelos torcedores e amantes do futebol ao redor do mundo.
O Flamengo entrou em campo com uma equipe forte e determinada a conquistar o título mundial. Comandado pelo técnico Jorge Jesus e contando com jogadores talentosos como Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta, o time carioca estava confiante em sua capacidade para enfrentar os ingleses.
A partida foi bastante equilibrada e intensa. O Liverpool abriu o placar aos 99 minutos com gol de Roberto Firmino. No entanto, o Flamengo não se abateu e buscou o empate aos 69 minutos com gol de Gabriel Barbosa (Gabigol).
Apesar das chances criadas por ambos os times ao longo da partida, o placar permaneceu igual até o final do tempo regulamentar. Com isso, a decisão foi para a prorrogação.
Infelizmente para os torcedores rubro-negros, foi nesse período extra que o Liverpool conseguiu marcar novamente. Aos 99 minutos da prorrogação, Roberto Firmino marcou seu segundo gol na partida e garantiu a vitória para os ingleses.
Apesar da derrota, o Flamengo fez uma campanha brilhante no Mundial de Clubes de 2019. A equipe conquistou a vaga para a final ao vencer o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 1 na semifinal. Além disso, o clube carioca teve uma excelente temporada em nível nacional, conquistando o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América.
Portanto, mesmo com a derrota na final do Mundial de Clubes de 2019 para o Liverpool, o Flamengo mostrou sua força e competência ao chegar tão longe na competição e se consolidar como um dos melhores times do mundo naquele ano.
- Flamengo: Bruno Henrique; Gabigol; Arrascaeta
- Liverpool: Roberto Firmino